O papel de Técnico de Acção Social reside, sobretudo, em facilitar a relação dos utentes (grupos-alvo) com as diversas instituições e no seio da comunidade por forma a permitir o desenvolvimento pessoal e social desse mesmo utente, em consonância com a matriz da sua vida quotidiana.
Assim, o papel do Técnico de Acção Social possui dois vectores fundamentais: por um lado, um trabalho directo com as populações mais vulneráveis, consistindo num apoio pedagógico ao nível do indivíduo e/ou do grupo; por outro lado um trabalho ao nível da valorização e dinamização do relacionamento/articulação entre os diversos parceiros.
O trabalho deste técnico deverá ser supervisionado por Técnicos Superiores da Acção Social e/ou integrado numa equipa multidisciplinar.
Competências Essenciais:
* Gosto pelas relações pessoais;
* Gosto pelo trabalho em equipa;
* Capacidade de comunicação oral e escrita, utilizando com clareza a lingua materna em diversos contextos;
* Capacidade de iniciativa, dinamismo e cooperação;
* Utilização de saberes científico-tecnológicos já adquiridos para enquadrar a realidade natural e sociocultural, abordando problemas do quotidiano;
* Capacidade de actualização permanente face às constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas;
* Utilização de elementos básicos das tecnologias da informação e comunicação.
Assim, o papel do Técnico de Acção Social possui dois vectores fundamentais: por um lado, um trabalho directo com as populações mais vulneráveis, consistindo num apoio pedagógico ao nível do indivíduo e/ou do grupo; por outro lado um trabalho ao nível da valorização e dinamização do relacionamento/articulação entre os diversos parceiros.
O trabalho deste técnico deverá ser supervisionado por Técnicos Superiores da Acção Social e/ou integrado numa equipa multidisciplinar.
Competências Essenciais:
* Gosto pelas relações pessoais;
* Gosto pelo trabalho em equipa;
* Capacidade de comunicação oral e escrita, utilizando com clareza a lingua materna em diversos contextos;
* Capacidade de iniciativa, dinamismo e cooperação;
* Utilização de saberes científico-tecnológicos já adquiridos para enquadrar a realidade natural e sociocultural, abordando problemas do quotidiano;
* Capacidade de actualização permanente face às constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas;
* Utilização de elementos básicos das tecnologias da informação e comunicação.
Competências a desenvolver:
* Interpretação de acontecimentos e situações de acordo com os respectivos quadros de referência históricos, sociais e geográficos;
* Reconhecimento das necessidades e dos recursos existentes nas Instituições e/ou Comunidades;
* Planificação, execução e avaliação de projectos de intervenção, em colaboração com outros técnicos;
* Recolha, selecção, organização e tratamento da informação para esclarecimento de situações e resolução de problemas, segundo a sua natureza e tipo de suporte, nomeadamente o informático;
* Desenvolvimento de uma metodologia perconalizada de aprendizagem e de trabalho.
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